Imagem capa - VOU CASAR! POR ONDE COMEÇAR? por Heber Oliveira
DICAS

VOU CASAR! POR ONDE COMEÇAR?

Depois do SIM é o momento de começar a fazer o planejamento do seu casamento. Esta data especial envolve tantas questões que precisam ser definidas com muita atenção.

Afinal de contas este é o dia da sua vida, na qual tudo que você sonhou precisa estar naquele momento. Para que todo o evento seja especial você deve seguir tudo que foi planejado.

Durante este período pode surgir algumas complicações e algo que você não tenha pensado. Diante disso, é importante que todos os preparativos para quando vocês estiver no altar saia como você sempre sonhou.

No entanto, não precisa se desesperar. Todas as festas de casamentos seguem alguns protocolos, por isto é possível definir cada etapa e evitar que algo saia como você não planejou.

Para conseguir chegar ao grande dia com muita paz, veja a seguir como deve ser os preparativos para o seu casamento.


Orçamento / Profissional


O orçamento é um dos pontos mais importantes para um casamento. A partir deste item estabelecido é possível seguir para as etapas seguintes.

Para criar o planejamento do orçamento procure falar com o seu parceiro (a) para definir qual valor disponível para o matrimônio.

Além disso, se os familiares forem colaborar é importante que ajuda financeira deles estejam presentes no orçamento.

Na hora de definir não deixe de manter os pés no chão para que tudo esteja dentro do seu bolso. Se possível estabeleça uma verba para saber o que pode ser incluído. Com isto definido procure uma assessoria para lhe ajudar em todos os detalhes do evento.





Estilo /Cerimônia


Com a verba definida é preciso saber qual vai ser o estilo do seu casamento. Hoje existe uma variedade de estilos que vão desde os clássicos, tradicionais, até os mini weddings, praianos, campestres entre outros.

Com o estilo definido isto já vai facilitar e organizar os detalhes da cerimônia. Caso escolha um local diferenciado não se esqueça de analisar o que está incluso.




Data


A data também deve caminhar junto com o local da cerimônia. Hoje a maior parte dos locais para casamento são bastante procurados. Ou seja, pode ser que o dia escolhido não esteja disponível.

De qualquer modo a prioridade é sua, portanto, escolha o dia que vocês pensaram e não se esqueça de fazer com antecedência. Lembre-se este tipo de planejamento deve ser feito com meses ou ano antes.

Se atente também a época do ano que vai escolher, pois se você quer se casar em local aberto, observe o clima, se chove ou não, para evitar transtornos.





Lista de convidados


A lista de convidados deve ser muito organizada, pois isto também vai influenciar no quanto você vai gastar. O ideal é que seja produzida com pelo menos cinco meses de antecedência.

Pelos convidados é possível organizar o espaço, a comida, bebida entre outros itens. Como a festa é do casal vale decidir se o evento vai ser para 100 pessoas, algo bem íntimo ou então para 500.




Padrinhos/ Madrinhas/ Pajens


Os padrinhos, madrinhas, pajens, damas de honra e outros devem ser escolhidos. Faça uma lista antes e defina o quanto antes. Para o convite, o ideal é fazer pessoalmente se for possível, ou por telefone caso os convidados residam distante de você.




Buffet


Depois de ter a quantidade de pessoas é mais fácil definir o buffet. Uma dica é que existe alguns buffets que já oferecem serviço completo, inclusive a decoração e local. Ou seja, algumas empresas já oferecem tudo e isto pode facilitar todo o trabalho desta dia tão importante.

No entanto, alguns itens podem influenciar e fazer com que o valor fique mais caro. Verifique se a empresa também oferece limpeza, ar condicionado gerador ou então fechamento do ambiente.




Foto, filmagem e música

 

O ideal é definir estes itens com alguns meses de antecedência. Estes profissionais possuem uma agenda corrida e para tudo ficar dentro do desejado é necessário definir com cautela e meses antes.




Vestido da noiva


O vestido da noiva deve ser tema de pesquisa até 11 meses antes do grande dia. Na hora de escolher é preciso saber qual o seu biótipo e ver os estilos. Além disso, a época do casamento também pode influenciar na escolha da roupa.




Documentação e convite


Verifique se toda a documentação está certa. Caso esteja tudo correto com um ou dois mês do casamento faça o envio dos convites. Os padrinhos devem ser comunicados com antecedência dos demais.




Serviços


Com a chegada do dia é preciso revisar se tudo foi organizado. Para auxiliar neste dia não deixe de ter um assessor para lhe ajudar em todas as etapas.

Na realidade cada tipo de casamento necessita de um planejamento único. Ou seja, cada pessoa sonha com este dia de um modo, no entanto, existe alguns itens básicos que não podem faltar, como citamos.

De qualquer modo o profissional vai ajudar a lhe guiar e fazer com que tudo saia dentro do planejado. Com todos os detalhes definidos não deixe de aproveitar o seu dia, afinal é o seu casamento!