Imagem capa - 7 DICAS PARA CRIAR O PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA O SEU CASAMENTO por Heber Oliveira
DICAS

7 DICAS PARA CRIAR O PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA O SEU CASAMENTO

A fase que antecede o casamento exige que você tome diversas decisões. Na realidade neste momento o planejamento financeiro é fundamental para definir as etapas seguintes.

Neste período existe uma série de incertezas e a ansiedade às vezes é muito grande. No entanto, o ideal é não se desesperar. Com o planejamento bem feito fica mais fácil que as coisas saiam dentro do que foi organizado.

Muitas vezes conseguir lidar com a parte financeira do casamento pode ser muito desafiador. Neste momento é preciso ter conhecimento sobre os futuros planos.

Partindo deste ponto é preciso organizar de onde vai sair o orçamento para a festa e o quanto vai poder colaborar. Na verdade um evento deste tamanho o mais recomendado é que tudo seja pago até a data do casamento.

Entretanto, ao definir o orçamento completo é possível ter uma diretriz de quais passos seguir. Ou seja, saber o que pode ou não contratar. Nesta etapa o emocional precisa ficar de lado e a parte racional precisa tomar as decisões.

Ao produzir o seu casamento sem esta base, os gastos vão ser diversos e além do imaginado. Com estas questões vimos como o planejamento é fundamental. Para saber organizar o planejamento financeiro acompanhe as dicas a seguir.


Aprenda a fazer o planejamento financeiro para casamento


1 - Planilha 

Quando o assunto é finanças a primeira coisa a se pensar é criar uma planilha. Com este documento vai ser possível inserir todos os detalhes relacionados ao seu dinheiro. Com isto bem organizado é possível partir para a divisão dos gastos.




2 - Orçamento

Após ter entrado em contato com todos os fornecedores é o momento de consultar a planilha. Através dela é possível definir o que você deseja investir no casamento.

Neste momento é fundamental inserir quais são as prioridades e saber o que vai ter no grande dia. Um exemplo para facilitar a divisão é ter a média dos convidados.

Com o número definido fica mais fácil partir para o cálculo. No entanto, se a festa tiver uma grande quantidade de pessoas você vai ter que investir mais. Existem alguns casos na qual é possível fazer um casamento menor e conseguir gastar pouco, neste ponto vale saber investir realmente no que é necessário.


3 - Porcentagens

Com a planilha vai ser mais fácil saber quais as coisas deve estar no seu casamento. Com o número certo de quanto você vai gastar é possível definir as porcentagens. Ou seja, este número é muito relevante, pois ajuda a calcular quanto vai poder ser investido pelos fornecedores.

Para ter uma base a média pode ser de 27% com buffet, 15% foto e vídeo, 10% espaço e 20% para a decoração. A ideia é manter dentro destes valores para não ultrapassar a quantia total.


4 - Procure pelas cotações 

Nesta fase deve iniciar as cotações, pois você já tem a média do que pode gastar. Para facilitar a busca procure fazer a pesquisa das referências. Fale com conhecidos, pesquise na internet, fala com as amigas que casaram. A dica é pesquisar muito para ter uma base extensa de fornecedores.

Com algumas opções do seu agrade crie uma lista e entre em contato pedindo o orçamento. A ideia e eleger alguns dentro desta lista para ter a média dos valores e seus serviços. Conforme for visualizando e não estiver dentro do seu perfil descarte e siga para o próximo fornecedor.





5 - Pagamento

Para organizar os pagamentos e seguir a planilha não deixe de montar o seu fluxo de caixa. Hoje quase todos fornecedores não recebem depois do pagamento, portanto, crie um planejamento financeiro mensal.

Com isto vai ser mais fácil efetuar os pagamentos com o fornecedor. Em alguns casos, o usuário pode optar pelo pagamento a vista, pois pode ter desconto, porém, isto pode fazer com que fique apertado outros meses. Ainda não esqueça de que se for casar fora da cidade, verificar os custos de frete e hospedagem.


6 - Agendamento dos pagamentos

Para evitar sair do prazo vale deixar tudo anotado ou então agendado. Isto evita pagar a multa e sair da data prevista no contrato.





7 - Resumo com os pagamentos

Não deixa de fazer a planilha com as informações sobre tudo que foi pago. A ideia é ter um controle destas informações para evitar qualquer dor de cabeça. Afinal, você não quer chegar no dia do casamento e não saber o que foi pago, ou quais sãos as taxas e valores dos serviços.

Com as etapas acima fica muito mais fácil criar o seu planejamento financeiro para o seu casamento. A base de tudo isso parte desde a organização e o controle do que deve ser gasto. No final das contas uma planilha atualizada vai ajudar durante este processo e garantir que o seu dia especial seja perfeito.